domingo, 13 de setembro de 2009

Telefone
Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, que geralmente tem sido atribuída a Alexander Graham Bell.
Entretanto, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos através da resolução 269, de 15 de junho de 2002, o aparelho foi inventado por volta de 1860 pelo italiano Antonio Meucci, que o chamou telettrofono. [1]. A primeira demonstração pública da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque.
No Brasil
No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis.
Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago e o Rio de Janeiro).
No Rio Grande do Sul o serviço telefônico foi instalado em 1885, em Pelotas, com a União Telefônica.
A primeira empresa brasileira foi a Brazilian Telephone Co., que depois de passar por diversos proprietários, foi incorporada, em junho de 1889, à Brasilianische Elektrizitäts Gesellschaft, com sede em Berlim, que ganhou uma concessão de 30 anos.
Em 1906, um incêndio destruiu a central telefônica na Praça Tiradentes (Rio de Janeiro), deixando a cidade sem telefone por 7 meses.
Em Portugal
Em Portugal as primeiras experiências de telefone iniciaram-se em 24 de Novembro de 1877, ligando Carcavelos à Central do Cabo em Lisboa.
A primeira rede telefônica pública foi inaugurada em Lisboa a 26 de Abril de 1882 pela Edison Gower Bell Telephone Company of Europe Ltd que tinha a concessão atribuída desde 13 de Janeiro de 1882. A concessão foi transferida para a The Anglo Portuguese Telephone Company (APT) em 1887 que a manteve até 1968.
O primeiro serviço de telefone automático foi inaugurado em Portugal em 1930 e em 25 de Setembro de 1937 a APT inaugurou a primeira estação automática na Estrela em Lisboa. Nesse ano a rede da APT tinha 48 000 assinantes.
Tipos


Telefone sem fio DECT.
Há categorias distintas de aparelhos telefônicos, dependendo da tecnologia utilizada.
• O telefone analógico transporta apenas transmissões de voz e frequências de sinalização.
• O telefone sem fio utiliza radiofrequências de curto alcance para transmissão da voz para uma base que faz a conversão para o meio analógico ou digital.
• O telefone digital acrescenta uma camada para a transmissão de dados A camada de dados permite o tráfego de informações sobre a ligação em curso ou enviar informações para interagir com um Pabx, por exemplo.
• O telefone "voip" utiliza o protocolo TCP/IP e conexões da Internet para transmissão e recepção de voz e dados digitalizados (transformados em pacotes de dados). Telefones analógicos também podem utilizar a tecnologia Voip, desde que o Pabx a que estão conectados tenha gateways (conversores voz/ip) apropriados.
• O telefone celular ou telemóvel
• O telefone público
• O telefone de lata também é muito utilizado por crianças encantadas com o poder da ciência simples. Duas latas unidas por um barbante permite a comunicação à distância, transmitindo as ondas da voz pela vibração do barbante.
Tecnologia


Poço de visita para telefone.
Os primeiros telefones eram conectados a uma central manual, operada por uma telefonista. O Usuário tinha que girar uma manivela para gerar a "corrente de toque" e chamar a telefonista que atendia e, através da solicitação do usuário, comutava os pontos manualmente através das "pegas". Assim um assinante era conectado ao outro. Com o surgimento das centrais automáticas os telefones passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 60 quando começaram a surgir os telefones com teclado eletrônico. Os telefones com teclado facilitavam a "discagem", pois demorava menos para teclar um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla deprimida (carregada). Posteriormente com o advento da sinalização DTMF o envio de sinalização ficou ainda mais rápido.
Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs - Adaptadores para telefones analógicos, dispositivos que permitem a conexão de um telefone convencional à internet.


A luz do vaga-lume

O vaga-lume é um inseto coleóptero que possui emissões luminosas devido aos órgãos fosforescentes localizados na parte inferior do abdômen. Essas emissões luminosas são chamadas de bioluminescência e acontecem em razão das reações químicas onde a luciferina é oxidada pelo oxigênio nuclear produzindo oxiluciferina que perde energia fazendo com que o inseto emita luz.
Outro fator que impulsiona emissões luminosas é o de chamar atenção de seu parceiro ou parceira. O macho emite sua luz avisando que está se aproximando enquanto a fêmea pousada em determinado local, emite sua luz para avisar onde está.
Na reação química, cerca de 95% aproximadamente da energia produzida transforma-se em luz e somente 5% aproximadamente se transforma em calor. O tecido que emite a luz é ligado na traquéia e no cérebro, dando ao inseto total controle sobre sua luz.
Infelizmente, os vaga-lumes estão ameaçados pela forte iluminação das cidades, pois quando entram em contato com essa forte iluminação, sua bioluminescência é anulada interferindo fortemente na reprodução, podendo até serem extintos.

Isolantes Térmicos e Embalagens.

Aqui vai uma pesquisa muito interessante de ciencias sobre
Isolantes Térmicos e Embalagens.

O que é?

Isolante térmico:
O isolamento térmico pode ser "feito" de várias coisas: pode ser feito de espuma como XPS OU EPS (poliestireno extrudido ou poliestireno expandido). O primeiro é muito parecido com o plástico e o segundo é mais conhecido por esferovite. O XPS é o isolamento térmico mais usado na construção civil. A madeira também é um isolamento térmico que se usa no chão (obviamente). O vidro duplo pode ser usado como duas peças de vidro e entre as duas peças apenas ar. É também um tipo de isolamento que pode depender de dois tipos de gás: dois dos gases que se usam individualmente ou em conjunto são o argon e o néon. Estes gases são freqüentemente usados nas lâmpadas de néon. Um telhado com um jardim plano também é um bom isolamento térmico para "usar por cima de nos", como a lã de vidro.

Embalagens: A embalagem existe para atender as necessidades da sociedade humana e, desde os primórdios da civilização vem evoluindo para atender estas necessidades que se tornaram cada vez mais complexas. Para cumprir seu objetivo fundamental que é conter, proteger e transportar seu conteúdo permitindo que ele chegue a seu destino em perfeito estado de conservação, a embalagem foi se transformando e incorporando novos materiais e tecnologias de produção. Segundo podemos observar no livro "História da Embalagem no Brasil" editado pela ABRE Associação brasileira de Embalagem, as grandes conquistas e avanços tecnológicos foram incorporados pela indústria de embalagem que soube se apropriar destes avanços para produzir uma variedade enorme de itens que passaram a embalar todo tipo de produto.

Quais são?

Tipos de isolamentos:

O isolamento térmico pode ser feito de:
-Espuma (como XPS OU EPS:poliestireno extrudido ou poliestireno expandido).
-Madeira
-Vidro
-Cortiça
-Fibra óptica e fibra-ceramica

Tipos de embalagens:
PAPEL E PAPELÃO: Neste grupo estão os sacos e papéis d embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos d papelão liso e as caixas de papelão onduladas, utilizadas como embalagem por todos os segmentos da indústria de transformação. As embalagens de papel e de papelão podem ser moldadas em vários formatos, são relativamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento. Como não são resistentes à água, várias técnicas foram desenvolvidas para modificar o material. Papéis encerados são comumente usados para embalar alimentos. Caixas de cartão que tornam resistentes à água através de camadas de polietileno. O sucesso destas embalagens tem atraído cada vez + segmentos dentro do setor alimentício, como por exemplo, o de leites, sucos e iogurtes para beber. O papel e o papelão são matérias-primas 100% biodegradáveis e recicláveis. PLÁSTICOS: Foram introduzidos na fabricação de embalagens no pós-guerra e englobam, entre outros, filmes, sacos, tubos, engradados e frascos. As embalagens de plástico são leves e podem ser moldadas em diversos formatos. Os principais plásticos usados são:Polipropileno (PP): O PP é muito utilizado para moldar tampas, pequenos frascos, rótulos para garrafas de refrigerante, potes de margarina,etc.Poliestireno (PS): Usado na forma transparente ou composta para produção de utensílios de mesa e xícaras claras. Na forma de espuma, o PS é usado para xícaras de bebidas quentes e outros recipientes isolantes para comida, caixas para ovos e embalagens amolfadadas.Policloreto de Vinila (PVC): Usado para fabricar frascos rígidos e maleáveis, blister e filmes, e outras embalagens para as quais existe a necessidade de barreiras. A principal utilização do PVC é na fabricação de bens duráveis, sendo usado também em cosméticos, produtos de limpeza e da indústria automobilística, área médica e alimentícia, entre outros.Polietileno tereftalado (PET): É utilizado principalmente para a produção de frascos de refrigerantes e águas minerais.Polietileno de alta densidade (PEAD): Na forma sem pigmentos, é usado em frascos de laticínios, água mineral e sucos de frutas. Pigmentado, é usado, em frascos de maior volume, para detergentes de roupa, branqueadores, óleo de motor, etc.

Como utilizá-los:

Isolantes térmicos:
“Hoje é possível fazer um vasto e amplo envidraçamento tento um nível de isolação térmica eficaz com o vidro duplo,podemos reduzir as despesas com ar condicionado ou aquecimento,o que permite economizar energia,além de proporcionar uma maior proteção ambientais.Tendo em consideração que como vidro é 100% reciclável poupamos o nosso meio ambiente do consumo de matérias-primas necessárias á produção,diminuindo as emissões de CO2 na atmosfera e consumindo menos energia.”
Embalagem:
“A embalagem é utilizada para embalar várias coisas como presentes,roupas,alimentos,brinquedos,etc”.

Para que servem?

Os isolantes térmicos são utilizados dentro das paredes de drywall que mantém a temperatura interna das construções, e outro que utilizados em telhados de zinco e um produto que é pintado, normalmente com spray, que reduz o calor interno em ate 8 graus...O isolante térmico não permite que o frio chegue até nosso corpo.

No processo a vácuo é retirado o ar de dentro da embalagem e sem ar não há oxigênio que é o principal agente de deteorização dos elementos orgânicos..Evita também a presença de bactérias e micro organismos Esse processo, aliado a uma embalagem hermética evita a contaminação com o exterior, aumenta em muito a durabilidade dos produtos.

Responda:
(1-) De que forma o aproveitamento das embalagens pode contribuir para:
(a-) Redução do volume de linço?
•Preferir produtos com embalagens retornáveis
•Preferir produtos com embalagens recicláveis
•Combater o desperdício de produtos e alimentos planejando bem as compras
•Pegar carona sempre que possível
•Não deixar as torneiras pingando
•Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas
• Escrever em papel reciclado
(b-) Economia de energia?
Além da reciclagem mecânica, existem as reciclagens química e energética. Na primeira, recuperam-se os componentes dos plásticos já utilizados, que são então usados novamente como matéria prima no setor. O uso do PET recuperado para produção de poliéster é um exemplo dessa rota tecnológica. Existe outro tipo de reciclagem, a energética, que recupera a energia térmica dos resíduos plásticos para a geração de energia elétrica (cada 1 kg de plásticos possui energia equivalente à contida em 1 kg de óleo combustível), por meio da queima em fornos. Cada 1 kg de plásticos possui energia equivalente à contida em 1 kg de óleo combustível.O processo de reciclagem energética é utilizado com sucesso em países da Europa, como França, Suécia e Dinamarca, e no Japão, em equipamentos seguros para a saúde humana e para o ambiente. Tecnologia avançada permite o controle de emissão de gases e resíduos industriais.

Conclusão
Com este trabalho podemos concluir que o isolamento térmico é um componente importante para uma casa,porque além de fazer com que a casa fique quente no inverno e fresca no verão,o isolamento faz com que se poupe mais energia,contribuindo assim para um menor gasto de energia.

Bibliografia
www.wikipédia.pt.org.br
www.google.com.br
www.yahooresposta.com.br

sábado, 12 de setembro de 2009

Esse blog é para quem gosta de curtir a vida e viver com muita curtiçaõ!!!

*Se vc gosta dar muitas gargalhadas aqui vc vai ter um ataque de risos pois vai ter de muito e de sobra q ñ vai parar de RIR

AQUI VAI UMA FOTO
E ela é muito engraçada: