Aqui vai uma pesquisa muito interessante de ciencias sobre
Isolantes Térmicos e Embalagens.
O que é?
Isolante térmico: O isolamento térmico pode ser "feito" de várias coisas: pode ser feito de espuma como XPS OU EPS (poliestireno extrudido ou poliestireno expandido). O primeiro é muito parecido com o plástico e o segundo é mais conhecido por esferovite. O XPS é o isolamento térmico mais usado na construção civil. A madeira também é um isolamento térmico que se usa no chão (obviamente). O vidro duplo pode ser usado como duas peças de vidro e entre as duas peças apenas ar. É também um tipo de isolamento que pode depender de dois tipos de gás: dois dos gases que se usam individualmente ou em conjunto são o argon e o néon. Estes gases são freqüentemente usados nas lâmpadas de néon. Um telhado com um jardim plano também é um bom isolamento térmico para "usar por cima de nos", como a lã de vidro.
Embalagens: A embalagem existe para atender as necessidades da sociedade humana e, desde os primórdios da civilização vem evoluindo para atender estas necessidades que se tornaram cada vez mais complexas. Para cumprir seu objetivo fundamental que é conter, proteger e transportar seu conteúdo permitindo que ele chegue a seu destino em perfeito estado de conservação, a embalagem foi se transformando e incorporando novos materiais e tecnologias de produção. Segundo podemos observar no livro "História da Embalagem no Brasil" editado pela ABRE Associação brasileira de Embalagem, as grandes conquistas e avanços tecnológicos foram incorporados pela indústria de embalagem que soube se apropriar destes avanços para produzir uma variedade enorme de itens que passaram a embalar todo tipo de produto.
Quais são?
Tipos de isolamentos:
O isolamento térmico pode ser feito de:
-Espuma (como XPS OU EPS:poliestireno extrudido ou poliestireno expandido).
-Madeira
-Vidro
-Cortiça
-Fibra óptica e fibra-ceramica
Tipos de embalagens:
PAPEL E PAPELÃO: Neste grupo estão os sacos e papéis d embrulho, formas simples e baratas de embalagem, as caixas e cartuchos d papelão liso e as caixas de papelão onduladas, utilizadas como embalagem por todos os segmentos da indústria de transformação. As embalagens de papel e de papelão podem ser moldadas em vários formatos, são relativamente leves e ocupam pouco espaço de armazenamento. Como não são resistentes à água, várias técnicas foram desenvolvidas para modificar o material. Papéis encerados são comumente usados para embalar alimentos. Caixas de cartão que tornam resistentes à água através de camadas de polietileno. O sucesso destas embalagens tem atraído cada vez + segmentos dentro do setor alimentício, como por exemplo, o de leites, sucos e iogurtes para beber. O papel e o papelão são matérias-primas 100% biodegradáveis e recicláveis. PLÁSTICOS: Foram introduzidos na fabricação de embalagens no pós-guerra e englobam, entre outros, filmes, sacos, tubos, engradados e frascos. As embalagens de plástico são leves e podem ser moldadas em diversos formatos. Os principais plásticos usados são:Polipropileno (PP): O PP é muito utilizado para moldar tampas, pequenos frascos, rótulos para garrafas de refrigerante, potes de margarina,etc.Poliestireno (PS): Usado na forma transparente ou composta para produção de utensílios de mesa e xícaras claras. Na forma de espuma, o PS é usado para xícaras de bebidas quentes e outros recipientes isolantes para comida, caixas para ovos e embalagens amolfadadas.Policloreto de Vinila (PVC): Usado para fabricar frascos rígidos e maleáveis, blister e filmes, e outras embalagens para as quais existe a necessidade de barreiras. A principal utilização do PVC é na fabricação de bens duráveis, sendo usado também em cosméticos, produtos de limpeza e da indústria automobilística, área médica e alimentícia, entre outros.Polietileno tereftalado (PET): É utilizado principalmente para a produção de frascos de refrigerantes e águas minerais.Polietileno de alta densidade (PEAD): Na forma sem pigmentos, é usado em frascos de laticínios, água mineral e sucos de frutas. Pigmentado, é usado, em frascos de maior volume, para detergentes de roupa, branqueadores, óleo de motor, etc.
Como utilizá-los:
Isolantes térmicos:
“Hoje é possível fazer um vasto e amplo envidraçamento tento um nível de isolação térmica eficaz com o vidro duplo,podemos reduzir as despesas com ar condicionado ou aquecimento,o que permite economizar energia,além de proporcionar uma maior proteção ambientais.Tendo em consideração que como vidro é 100% reciclável poupamos o nosso meio ambiente do consumo de matérias-primas necessárias á produção,diminuindo as emissões de CO2 na atmosfera e consumindo menos energia.”
Embalagem:
“A embalagem é utilizada para embalar várias coisas como presentes,roupas,alimentos,brinquedos,etc”.
Para que servem?
Os isolantes térmicos são utilizados dentro das paredes de drywall que mantém a temperatura interna das construções, e outro que utilizados em telhados de zinco e um produto que é pintado, normalmente com spray, que reduz o calor interno em ate 8 graus...O isolante térmico não permite que o frio chegue até nosso corpo.
No processo a vácuo é retirado o ar de dentro da embalagem e sem ar não há oxigênio que é o principal agente de deteorização dos elementos orgânicos..Evita também a presença de bactérias e micro organismos Esse processo, aliado a uma embalagem hermética evita a contaminação com o exterior, aumenta em muito a durabilidade dos produtos.
Responda:
(1-) De que forma o aproveitamento das embalagens pode contribuir para:
(a-) Redução do volume de linço?
•Preferir produtos com embalagens retornáveis
•Preferir produtos com embalagens recicláveis
•Combater o desperdício de produtos e alimentos planejando bem as compras
•Pegar carona sempre que possível
•Não deixar as torneiras pingando
•Assinar jornais e revistas em conjunto com outras pessoas
• Escrever em papel reciclado
(b-) Economia de energia?
Além da reciclagem mecânica, existem as reciclagens química e energética. Na primeira, recuperam-se os componentes dos plásticos já utilizados, que são então usados novamente como matéria prima no setor. O uso do PET recuperado para produção de poliéster é um exemplo dessa rota tecnológica. Existe outro tipo de reciclagem, a energética, que recupera a energia térmica dos resíduos plásticos para a geração de energia elétrica (cada 1 kg de plásticos possui energia equivalente à contida em 1 kg de óleo combustível), por meio da queima em fornos. Cada 1 kg de plásticos possui energia equivalente à contida em 1 kg de óleo combustível.O processo de reciclagem energética é utilizado com sucesso em países da Europa, como França, Suécia e Dinamarca, e no Japão, em equipamentos seguros para a saúde humana e para o ambiente. Tecnologia avançada permite o controle de emissão de gases e resíduos industriais.
Conclusão
Com este trabalho podemos concluir que o isolamento térmico é um componente importante para uma casa,porque além de fazer com que a casa fique quente no inverno e fresca no verão,o isolamento faz com que se poupe mais energia,contribuindo assim para um menor gasto de energia.
Bibliografia
www.wikipédia.pt.org.br
www.google.com.br
www.yahooresposta.com.br
domingo, 13 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário